Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Massacre do Carandiru e idosos

Por: João Lamarque de Almeida
27/10/2022 23:08 - Atualizado em 27/10/2022 23:09
Tamanho da fonte: A A
Divulgação Massacre do Carandiru completou 30 anos em 02 de outubro de 2022
Massacre do Carandiru completou 30 anos em 02 de outubro de 2022

Massacre do Carandiru

Aquele outubro de 1992, há 30 anos, ficou marcado na história como o "Massacre do Carandiru". Sob o pretexto de conter uma rebelião do presídio de Carandiru, em São Paulo, a Polícia Militar invadiu o pavilhão nove do conjunto de prédios que formavam o presídio. Ali, 2.706 internos viviam em condições insalubres e indignas.

Movidos pela "ordem unida" do ódio, os policiais atacavam quem viam pela frente, sendo um verdadeiro fuzilamento em massa. Foram mortos 111 pessoas, 84 sem qualquer condenação, na sua maioria negros e jovens. O massacre chocante teve repercussão internacional, a ponto de, anos depois, as autoridades implodirem cinco dos sete prédios, que simbolizavam o horror do extermínio dos que eram considerados "imprestáveis". Hoje, lá há escolas e o Parque da Juventude.

Pessoas de idade

São os que se encontram no alto da montanha da vida. Na vida só há duas possibilidades: morrer cedo ou envelhecer. Infelizmente, para muitos, só este verbo já causa arrepios. Acontece que há outra maneira de compreender o envelhecimento. Este é um processo que pode conduzir a uma etapa privilegiada da vida. Quem chega lá, chega no topo da montanha. Basta manter olhos e ouvidos abertos.

Pensamento

O governo somos nós, os políticos, nem tanto assim.

- Paulo Busko


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro